Inep divulga gabaritos da reaplicação do Enem 2020

01/03/2021 - 19h22 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

Os participantes da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) já podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões.

Os materiais estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes devem verificar com atenção o gabarito relacionado à cor e ao número da prova realizada.

Puderam participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro, candidatos que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos ou que apresentaram sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa. Nestas situações, as análises dos pedidos foram realizadas pelo Inep.

Os gabaritos também estão disponíveis às Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), e aos candidatos do Amazonas e dois municípios de Rondônia que ficaram impossibilitados de realizar o exame em datas previstas, em decorrência de calamidade pública. Nestes casos, as provas também foram aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O tema da Redação na reaplicação do Enem foi "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil". Segundo Inep, uma questão de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias foi anulada. A anulação do item não comprometerá o processo de cálculo da nota do participante.

Foram considerados problemas logísticos os seguintes fatores: desastres naturais; falta de energia elétrica; falha no dispositivo eletrônico ao candidato que solicitou o uso de leitor de tela; erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador (que tenha prejudicado o participante); entre outras situações. Os casos serão analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As doenças infectocontagiosas para fins de reaplicação do exame são: coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócita e outras meningites; varíola; influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola; varicela e Covid-19.

Os resultados do Enem 2020 serão divulgados dia 29 de março. Para mais informações acesse o portal do Inep.