Inep divulga gabaritos do Enem Digital; um item da prova de Matemática é anulado

11/02/2021 - 14h00 - Por Karoline Figueiredo

Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) já podem conferir os gabaritos dos dois dias de provas. Os cadernos de questões já haviam sido publicados nos dias de aplicação.

Segundo o Inep, um item da prova de Matemática e Suas Tecnologias foi anulado por tratar de um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô, que já fez parte da edição de 2009 do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade). A anulação não comprometerá o processo de cálculo da média do candidato. O cancelamento refere-se a questão 140 do caderno 5 - amarelo; 148 do caderno 6 - cinza; 157 do caderno 7 - azul; e 165 do caderno 8 - rosa.

Os resultados das duas versões do Enem 2020 (impresso e digital) serão anunciados dia 29 de março. Os resultados dos participantes treineiros (inscritos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio que realizam as provas para testar conhecimento) serão divulgados 28 de maio.

No primeiro dia (31 de janeiro) as provas foram compostas por questões de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da Redação que trouxe o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". A Redação foi realizada de forma manuscrita.

No segundo dia (7 de fevereiro) as provas reuniram questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Física, Química e Biologia) e Matemática e Suas Tecnologias.

Ao todo, 146 inscritos solicitaram a reaplicação do segundo dia de provas, em decorrência de doenças infectocontagiosas. Candidatos que apresentaram sintomas na véspera (6) e no dia de provas (7) também podem realizar o pedido entre os dias 8 e 12 de fevereiro na página do participante. O prazo é o mesmo para quem se sentiu prejudicado por incidentes logísticos. Os casos serão analisados de forma individual e os resultados serão divulgados dia 15 de fevereiro (para solicitações nas versões impressa e digital) na página do participante.

As provas do Enem Digital foram realizadas em 104 municípios brasileiros, em 1.028 locais de aplicação, com estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Para mais informações acesse o portal do Inep.

Confira os gabaritos do 1º e 2º dia de provas do Enem Digital.