INEP divulga gabaritos do ENEM PPL 2016

19/12/2016 - 12h40 - Por Karoline Figueiredo

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou hoje (19) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) 2016. As provas foram aplicadas na semana passada, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Foram 54.358 inscritos de unidades prisionais e socioeducativas de todo país. Do total de candidatos, 53.999 realizaram as provas, ou seja, apenas 359 não participaram. Os candidatos buscam a obtenção do certificado do Ensino Médio por meio do ENEM, e também o acesso ao Ensino Superior por meio dos Programas oferecidos pelo Governo Federal através das Instituições de Ensino.

O tema da Redação desta edição foi: "As alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil". O resultado final será divulgado dia 19 de janeiro, junto com o ENEM regular.

As inscrições dos candidatos ENEM PPL foram efetuadas por responsáveis pedagógicos de cada Instituição vinculada à unidade. Os responsáveis também ficam encarregados de repassar os resultados e demais informações, assim como, o encaminhamento dos estudantes aos Programas de acesso à Educação Superior. Lembrando que os candidatos aprovados precisam de autorização judicial para frequentar às aulas.

Com o resultado da média obtida no ENEM o estudante poderá tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) na qual oferta bolsas de estudos integrais ou parciais em cursos de Graduação em Instituições Privadas de Ensino Superior; poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) onde oferece vagas em Instituições Públicas; Financiamento Estudantil (FIES), entre outros.

Confira os gabaritos:

1º dia: Cadernos 9, 10, 11 e 12 - Branco

2º dia: Cadernos 13, 14, 15 e 16 - Cinza

 

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: