INEP divulga Manual de Redação do ENEM 2017

17/10/2017 - 14h16 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou a Cartilha de Redação do Exame Nacional Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017.

O INEP em parceria com o Ministério da Educação (MEC) elaborou o manual com o objetivo de instruir e divulgar todas as competências de avaliação e estrutura de uma Redação. Além das orientações, o documento também apresenta oito Redações nota 1.000 de participantes da edição - ENEM 2016. Todas as Redações estão comentadas e justificadas, permitindo assim, um auxílio na elaboração do texto para os concorrentes deste ano.

No dia da prova, o texto deverá ser elaborado como Dissertativo-Argumentativo acerca do tema proposto. Confira os possíveis temas de Redação para o ENEM 2017.

Na correção dos textos, os professores avaliarão o desempenho com base em cinco competências: domínio na modalidade escrita formal da língua portuguesa; entendimento da proposta e aplicação dos conceitos em diversas áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um "ponto de vista"; demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para obter todas as informações acesse a Cartilha de Redação ENEM 2017 e a Cartilha de Redação ENEM - LIBRAS 2017.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: