INEP divulga relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil

24/09/2019 - 18h58 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou terça-feira (24), os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) referente ao ano de 2017, o mais recente realizado no país.

O relatório apresenta o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Matemática e Língua portuguesa, por etapa avaliada, com dados agrupados por unidade da Federação. Os pesquisadores e gestores educacionais podem consultar informações específicas de cada Estado.

Na outra parte dos estudos, estão detalhados os mecanismos utilizados, as matrizes de referência e a metodologia de aplicação, entre outros aspectos.

O SAEB 2017 contou com a participação de 73 mil escolas e cerca de 5,4 milhões de estudantes, de escolas públicas e privadas. De acordo com os dados do Censo da Educação Básica, o número de alunos avaliados corresponde a 68% dos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

Segundo o INEP, o SAEB 2019 trará novos métodos de avaliação como questionários eletrônicos de pesquisa; gestores de instituições de Educação Infantil também participarão da coleta de dados; novos grupos de estudantes e áreas de conhecimento serão incluídos na pesquisa - como a capacidade de ler e escrever de alunos do 2º ano e exames de Ciências Humanas e da Natureza para estudantes do 9º ano, além dos testes de Matemática e Língua Portuguesa.

A aplicação de provas do SAEB 2019 inicia em 21 de outubro e envolverá mais de 7 milhões de estudantes. Os resultados serão divulgados em 2020 e irão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Confira o Relatório SAEB 2017, Outros Resultados SAEB e o portal do INEP para mais informações.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: