Inep divulga resultado do recurso quanto ao nome social no Enem 2021

12/08/2021 - 14h29 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou na última quarta-feira (11), os resultados dos recursos referentes ao tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Esta opção, prevista no edital do exame, é direcionada ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero). Os resultados podem ser conferidos na página do participante.

Nesta edição, o Enem Impresso registrou 3.040.871 candidatos inscritos, e o Enem Digital, 68.891. A aplicação das provas de ambas modalidades ocorrerão nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

O Enem também dispõe de recursos para baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno de espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso ou outras condição específica.

O Enem Digital deste ano contará com recursos de acessibilidade inéditos. Os participantes desta modalidade puderam solicitar atendimento especializado para prova ampliada, superampliada ou com contraste. Outros recursos disponibilizados estão Tradutor-Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); salas acessíveis; e tempos adicionais.

De acordo com o Inep, também serão permitidos a portabilidade de alguns itens, entre eles estão cão-guia; medidor de glicose; bomba de insulina; aparelhos auditivos; implantes cocleares; máquina de escrever em braile; lâmina overlay; reglete; punção; sorobã ou cubaritmo; caneta de ponta grossa; tiposcópio; assinador; óculos especiais; óculos especiais; lupa; telelupa; luminária; tábuas de apoio; multiplano e plano inclinado; além de outros de que se façam necessários.

O Enem Digital não disponibiliza vagas aos candidatos treineiros (que realizam a prova para autoavaliação), e neste caso, os mesmos puderam optar apenas pela modalidade Impressa.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: