INEP divulga resultados do Encceja 2017; notas de alguns Estados serão regularizadas até hoje

06/02/2018 - 12h43 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou ontem (5) o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). Confira o resultado na página do participante.

De acordo com o INEP, para alguns Estados estão disponibilizados apenas as notas da Redação em ocorrência de inconsistências no sistema. O Instituto informou que os resultados serão normalizados até o final desta terça-feira (6). Os Estados são os seguintes: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

O Encceja Nacional foi aplicado dia 19 de novembro, em 564 municípios de todo país. Nesta edição de 2017 foram registrados 1.573.862 inscritos. Do total, 1.272.279 candidatos participaram para obtenção do Certificado do Ensino Médio.

Os candidatos que alcançaram a nota mínima exigida nas áreas de conhecimento e Redação, devem procurar às Secretarias Estaduais de Educação ou os Institutos Federais de Educação selecionados no ato da inscrição, para solicitar a devida Certificação.

As Instituições de Ensino responsáveis deverão acessar o portal do INEP e digitar o código impresso no boletim do participante para validar o documento.

Os participantes que não conseguiram a nota mínima em determinadas áreas de conhecimento, devem solicitar a declaração parcial de proficiência junto às Secretarias Estaduais ou aos Institutos Federais. A declaração permite que os candidatos sejam liberados a realizarem as provas dessas áreas específicas em futuras edições do Encceja.

O ENCCEJA é voltado para estudantes residentes no Brasil que não concluíram os estudos na idade adequada e  desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

O ENCCEJA PPL (Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob medidas socioeducativas) foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro.

Serão divulgados a partir de março os resultados do Encceja referentes ao Ensino Fundamental, às Pessoas Privadas de Liberdade e para aqueles que realizaram as provas no Exterior.

Para mais informações acesse a página do INEP.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: