Inep e Consed realizam reunião online sobre o Enem 2020

06/05/2020 - 18h01 - Por Karoline Figueiredo

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram nesta quarta-feira (6), uma reunião por vídeo conferência sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Na ocasião, o Inep foi representado pelo diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Camilo Mussi, que explicou sobre o andamento da elaboração do Exame diante da atual situação de isolamento social. "O instituto reconhece as dificuldades da conjuntura e trabalha para superá-las, com diálogo aberto aos parceiros envolvidos nas questões educacionais", declarou Mussi.

Os participantes da videoconferência mostraram preocupação em relação aos estudantes que poderão ter dificuldades na realização das inscrições, visto que as escolas estão fechadas no momento. O diretor do Inep se comprometeu em manter os membros do Consed informados sobre o andamento do processo. "O Inep pode enviar um relatório diário para os representantes dos estados e do Distrito Federal sobre o número dos inscritos por município. Dessa forma, será possível que as redes de ensino acompanhem se os estudantes concluintes do ensino médio têm efetivado o acesso ao sistema de inscrição", afirmou Mussi. Os relatórios serão enviados a partir do dia 12 de maio, um dia após o início do período de inscrições do Enem 2020.

A novidade deste ano é a versão digital do Enem. O Consed questionou se haverá dispositivos eletrônicos com acesso à internet suficientes para que os candidatos realizem as provas. Mussi explicou que os estabelecimentos poderão se cadastrar e depois serem credenciados para sediar as provas consórcio-aplicador contratado.

O Enem digital será aplicado pela primeira vez e será promovido de forma progressiva. Nesta edição, serão permitidos até 100 mil inscritos nesta modalidade. A previsão é que até 2026, todos os participantes realizem o exame apenas na versão digital.

As inscrições do Exame ocorrerão entre os dias 11 e 22 de maio. As provas do Enem Impresso serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro, e do Enem Digital, nos dias 22 e 29 de novembro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: