INEP encerra hoje período de inscrições para o Sisu

14/01/2016 - 10h20 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) encerra, às 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira, o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2016. Os interessados deverão se inscrever na página do Sisu.

O Inep divulgou, na manhã desta quinta-feira, as últimas parciais das notas de corte do Sisu. A informação também pode ser encontrada na página do sistema e é de extrema importância para os candidatos, já que pode ser utilizada estrategicamente para aumentar as chances de aprovação.

O que são as parciais das notas de corte do Sisu?

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os prováveis selecionados) para cada curso, tendo como base o  número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso. O cálculo da classificação parcial é feito a partir das notas de todos os inscritos em cada opção. Assim como a nota de corte, a consulta da classificação pode ser decisiva para a aprovação, pois permite que o candidato avalie suas chances reais de convocação. Como os estudantes podem modificar suas opções quantas vezes quiserem durante o período de inscrição, é possível utilizar os dados de maneira estratégica: caso o candidato perceba que não possui chances de aprovação em um curso, ele pode modificar sua opção para outro, no qual esteja melhor classificado.

O resultado será divulgado no dia 18 de janeiro. As 131 instituições participantes oferecerão, nesta edição, 228 mil vagas.

Para tirar mais dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificado, clique aqui.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: