Inep inicia capacitação dos colaboradores no Enem 2020

17/11/2020 - 13h37 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia nesta terça-feira (17), as capacitações dos colaboradores que atuarão na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Nesta edição, as provas ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa), e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

Os cursos serão ministrados para cerca de 30 mil pessoas, que participarão do Enem como coordenadores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores local, assistentes de aplicação, chefes de sala, aplicadores, fiscais de banheiros e fiscais volantes.

O treinamento será realizado de forma virtual e seguirá até o mês de janeiro de 2020. Os colaboradores serão instruídos sobre todos os procedimentos em relação ao exame, desde o recebimento do malote, passando pela preparação do local de provas, a identificação dos participantes, a distribuição dos cadernos de questões até a finalização do exame. O treinamento possui duração total de oito horas, dividido em três etapas.

Anualmente, o Inep reformula a metodologia da capacitação, buscando temas para passar o conteúdo e envolver os colaboradores. Neste ano, o tema será "Enem como indutor de transformação social, colaborador, qual é o seu?".

"O tema deste ano é muito especial e foi uma excelente escolha da equipe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Aplicação (CGDA) do Inep. O Enem é extremamente relevante por trazer a possibilidade de uma transformação positiva na vida de milhões de famílias brasileiras, por meio de acesso à educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)", declarou o diretor de Gestão e Planejamento, Murilo Gameiro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: