INEP libera provas e gabaritos do Encceja Nacional 2019

06/09/2019 - 14h01 - Por Karoline Figueiredo

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última terça-feira (3), os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja - Nacional) 2019. Confira os cadernos e gabaritos de provas por nível de escolaridade e disciplina no portal do INEP.

Nesta edição, o Encceja contou com 1.185.945 participantes de todo país. Os candidatos que tiveram problemas logísticos e perderam a prova, ou que foram prejudicados de alguma forma durante a aplicação do exame, puderam entrar com recursos até 30 de agosto.

Os exames para os Ensinos Fundamental e Médio foram aplicados nos períodos matutino e vespertino em todos os Estados e no Distrito Federal, no último domingo (25).

O INEP disponibilizou no portal, apostilas gratuitas para acesso e estudos dos candidatos, além das instruções para Redação. Os candidatos que se inscreveram no Encceja Nacional da edição anterior e não compareceram ao exame, puderam justificar ausência entre os dias 15 e 24 de abril.

O Encceja Nacional é voltado aos candidatos residentes no Brasil que não concluíram os estudos na idade adequada e  desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir Aberno mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

O Encceja Exterior será aplicado em 15 de setembro, já o Encceja PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) ocorreu entre 15 e 26 de julho.

Para mais informações acesse a página do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: