INEP libera resultado do Encceja 2018

13/11/2018 - 17h15 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou na última segunda-feira (12) os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018, referente ao Ensino Médio.

Confira os resultados na página do participante. Os resultados do Ensino Fundamental serão liberados dia 10 de dezembro.

As provas do Encceja Nacional 2018 foram aplicadas dia 5 de agosto, em 592 municípios de todo país. Nesta edição foram registradas 1.695.607 inscrições.

As inscrições para o Encceja são gratuitas, no entanto, a partir desta edição o candidato que não compareceu na data de prova deverá justificar sua ausência junto ao INEP. O candidato que não justificar, terá que pagar uma taxa caso pretenda participar de futuras edições. A medida foi tomada para que seja evitado prejuízos nos cofres públicos. Em 2017 por exemplo, houve índice de abstenção de 60% dos inscritos.

O Encceja Nacional é voltado aos candidatos residentes no Brasil que não concluíram os estudos na idade adequada e  desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

O Encceja Exterior e os exames direcionados às Pessoas Privadas de Liberdade - Encceja PPL e Encceja Exterior PPL foram aplicados em setembro.

Para mais informações acesse a página do INEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: