Inep oferece materiais de estudos para participantes do Encceja 2020; provas acontecem em abril

09/02/2021 - 18h09 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está disponibilizando de forma gratuita em seu portal, apostilas com conteúdos de todas as áreas de conhecimento para os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020.

Os materiais separados por Ensinos Fundamental e Médio, foram elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), com o propósito de auxiliar os participantes no preparo para o Encceja. Além das disciplinas, também estão disponíveis no portal provas e gabaritos de edições anteriores, e apostilas específicas para professores.

O Exame recebeu nesta edição, 1.630.046 inscrições. Do total, 301.438 são voltadas para certificação do Ensino Fundamental, e 1.328.608 para o Ensino Médio. As provas serão aplicadas dia 25 de abril em todos os Estados e Distrito Federal.

Durante o processo de inscrição, o participante poderia escolher até quatro provas objetivas, conforme sua necessidade de disciplina na grade curricular para conclusão do ensino. Cada uma prova possui 30 questões de múltipla escolha e uma Redação. Para certificação do Ensino Fundamental são avaliados conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; História; Geografia e Redação. Para certificação no Ensino Médio são analisados conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Linguagens Códigos e Suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

A participação no Exame é voluntária e gratuita. O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Acesse os materiais. Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: