Inep promove lives sobre Censo Escolar 2020

08/06/2020 - 17h39 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a primeira live sobre o Censo Escolar 2020, na última sexta-feira (5). O objetivo é reunir às coordenações estaduais responsáveis pelo preenchimento do censo, os gestores e as equipes escolares para discutir os principais assuntos e novidades do Censo Escolar 2020.

A primeira transmissão, realizada pelo YouTube, obteve 4,2 mil visualizações do público e 12 mil curtidas ao vivo. Na ocasião, foram abordados temas como a ampliação do cronograma para preenchimento do Censo e a nova data de referência para as informações. A próxima live acontecerá dia 16 de junho e abordará conceitos e detalhes do preenchimento do Censo Escolar 2020.

De acordo com o Inep, o sistema Educacenso já está aberto para declaração das informações sobre matrícula e ficará disponível até 21 de agosto (prazo maior em comparação aos anos anteriores).

Censo Escolar - Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros.

Os dados também contribuirão para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.