Inep prorroga inscrições dos processos seletivos para elaboradores e revisores de itens do Revalida e do Enade

19/02/2021 - 15h44 - Por Karoline Figueiredo
Clique aqui para abrir o player de áudio.
Sempre abrir.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até 21 de fevereiro, o prazo de inscrições para professores interessados em elaborar e revisar itens do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.

Revalida:

Podem se inscrever profissionais atendam alguns pré-requisitos, entre eles, possuir diploma curso superior; exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação em medicina; e ter disponibilidade para as atividades desenvolvidas no âmbito BNI. O candidato deverá informar a área para a qual está se elegendo (clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade/saúde coletiva). Os professores que não comprovarem as informações prestadas terão a inscrição cancelada, além de não poder participar de outros processos seletivos e chamadas públicas do Inep, por um período de dois anos.

Enade:

Podem se inscrever professores de instituições de educação superior em exercício, interessados em elaborar e revisar itens das áreas de Bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Os professores que não comprovarem as informações prestadas terão a inscrição cancelada, além de não poder participar de outros processos seletivos e chamadas públicas do Inep, por um período de dois anos.

As inscrições devem ser efetuadas no portal do Banco Nacional de Itens (BNI) até às 23h59 de domingo (21). Confira os editais retificados e demais informações no portal do Inep.

O Revalida avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil. O exame subsidia o reconhecimento pelas universidades parceiras, dos diplomas dos médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Revalida é direcionado tanto aos profissionais brasileiros quanto estrangeiros.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes no ensino superior, de acordo com conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; no desenvolvimento de competências para a formação geral e profissional; e a atualização dos alunos de acordo com a realidade brasileira e mundial.