Inep prorroga prazos do Censo da Educação Superior 2020

09/08/2021 - 14h52 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (6), a Portaria nº 286/2021, que altera o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2020.

As instituições de educação superior terão até 17 de outubro de 2021 para declarar as informações no sistema Censup. De acordo com o documento, a coleta e declaração dos dados ficam sob responsabilidade do representante legal da instituição e do recenseador, que também deverão conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência entre os dias 18 e 29 de outubro. Os recenseadores são os responsáveis por preencher formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistência de dados, apurar questionamentos do Inep quanto às  informações declaradas, entre outros.

As justificativas serão analisadas pelo Inep entre 1º e 14 de novembro e os ajustes de dados deverão ser feitos entre 16 de novembro e 9 de dezembro.

No período de 16 de novembro a 3 de dezembro, o Inep verificará (in loco ou por vídeo conferência) a consistência das informações declaradas pelas instituições de educação superior. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 ocorrerá 18 de fevereiro de 2022.

Segundo o Inep, os procedimentos do Censo da Educação Superior devem ser efetuados por todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas, incluindo instituições que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

O Censo é realizado para obter informações detalhadas sobre as Instituições de Ensino Superior, cursos de graduação presencial e à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, estudantes ingressantes e concluintes, corpo docente e organização acadêmica e administrativa. O Censo é a pesquisa mais completa efetuada no Brasil e o objetivo é oferecer aos gestores educacionais, à comunidade acadêmica e a sociedade a transparência no trabalho deste setor, além da busca pela melhoria e qualidade de ensino.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: