Inep publica edital para revisores e elaboradores de itens do Revalida

25/01/2021 - 15h37 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, o Edital que dispõe sobre a seleção de professores para elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) referente ao exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Os interessados podem realizar as inscrições até 14 de fevereiro no portal BNI. Para compor o banco de dados é necessário que os profissionais atendam alguns requisitos, entre eles, possuir diploma curso superior; exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação em medicina; e ter disponibilidade para as atividades desenvolvidas no âmbito BNI, de acordo com as funções e datas previstas no edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar a área para a qual está se elegendo (clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade/saúde coletiva). Os professores que não comprovarem as informações prestadas terão a inscrição cancelada, além de não poder participar de outros processos seletivos e chamadas públicas do Inep, por um período de dois anos.

Revalida - avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil. O exame subsidia o reconhecimento pelas universidades parceiras, dos diplomas dos médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Revalida é direcionado tanto aos profissionais brasileiros quanto estrangeiros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: