Inep publica Indicador Socioeconômico da Educação Básica

21/05/2021 - 15h58 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2019. O Indicador mensura as condições socioeconômicas dos estudantes e permite contextualizar os resultados obtidos por meio dos instrumentos do Sistema de Avaliação Básica (Saeb).

Segundo o Inep, o Inse pode contribuir para a identificação de desigualdades educacionais e sugerir futuros investimento, buscando uma sociedade mais igualitária.

As bases para a elaboração do Inse 2019 partiram das respostas coletadas no Questionário do Estudante do Saeb 2019. O questionário foi aplicado aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos 3º e 4º anos do Ensino Médio (tradicional e integrado) das escolas que participaram da avaliação.

O Inep reuniu informações sobre mais de 5,6 milhões de alunos, em mais de 72 escolas nas 27 unidades de Federação. No portal do Inse é possível acessar as planilhas com o indicador calculado para escolas e municípios e a Nota Técnica que detalha a metodologia de cálculo de 2019.

Para mais informações acesse o Inse 2019, e o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: