Inep publica livro sobre Educação Profissional

08/01/2021 - 15h59 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou o livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção". A publicação pode ser acessada no portal.

O material reúne conteúdos elaborados por pesquisadores acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Os profissionais poderão avaliar os desafios mencionados no documento para expansão da EPT no país.

O livro é dividido em três eixos: O primeiro é motivado por questões conceituais - saber o que é e como avaliar Educação Profissional e Tecnológica; O segundo é direcionado à pesquisa empírica, buscando identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a avaliação da PET, a partir das bases de dados do próprio Inep e de outras instituições; O terceiro eixo é voltado ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da modalidade, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional.

Segundo o Inep, debates contribuíram para traçar um novo caminho voltado ao alcance das especificidades da EPT e sua efetiva avaliação. Entre eles destacam-se o trabalho de produção dos indicadores para o monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE); o desenvolvimento de estudos para compreender com mais detalhes o campo educacional; a participação na construção da Plataforma Nilo Peçanha, onde reúne dados oficiais da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; e as demais impostas pela legislação.

O objetivo da publicação também é mobilizar profissionais para criação de um sistema nacional de avaliação da EPT. O Inep promoverá ainda neste mês, um webinário de lançamento do livro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: