Inicia o "Censo da Educação Superior" em todo país

02/02/2016 - 14h59 - Por Karoline Figueiredo





O Censo da Educação Superior iniciou ontem e vai até o mês de abril. Apenas as Universidades Federais deverão preencher o Censo até 1 de abril, as demais Universidades Públicas e Privadas terão o prazo até 22 de abril de 2016 para o preenchimento. O procedimento é realizado por meio de questionários e importações de dados do Sistema e-MEC online.

Após o preenchimento dos dados, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) analisa a veracidade das informações coletadas e o sistema do Censo é novamente aberto para conferência e validação dos dados. As Universidades Federais poderão proceder a conferência e validação dos dados entre 18 de abril 13 de maio de 2016. As outras Universidades poderão realizar entre 16 de maio 10 de junho de 2016.

Depois de finalizado o Censo, os dados serão divulgados e a Sinopse de Estatística será publicada. Após esse período não é mais permitido alterações de informações.

O Censo da Educação Superior possui o objetivo de colher informações detalhadas sobre as Instituições como os cursos oferecidos, as vagas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes, assim como os docentes, organização acadêmica e administrativa, entre outros. Além de informar a comunidade acadêmica e sociedade sobre as Instituições, o propósito também é melhorar a qualidade de ensino no país a partir desses dados levantados.