Iniciaram hoje as aulas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFSC

25/04/2016 - 20h26 - Por Karoline Figueiredo

Hoje (25/04) iniciaram as aulas da 2ª turma de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. O curso Superior vinculado ao Centro de Filosofia e Ciência Humanas do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe estudantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

Os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena são ofertadas pela Universidades públicas do país respeitando as diferenças interculturais e territoriais de cada etnia. Atualmente existem 20 cursos nesta modalidade exclusivamente para populações indígenas.

O curso possui duração de 4 anos sendo alternado na Universidade e na Comunidade. O curso é custeado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind) com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Essas graduações que estão abrindo nas Universidades voltadas para os povos indígenas são importantes porque é dessa maneira que nós vamos conseguir continuar mantendo nossa língua, cultura e costumes tradicionais", explica Ana Roberta Uglo Patt da etnia iaclano/xoclegue, de Santa Catarina.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: