Inscrições abertas para 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

06/03/2019 - 16h20 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), abriu as inscrições para o 32º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O concurso busca valorizar iniciativas voltadas à preservação de bens culturais do país.

A competição premiará 8 trabalhos (com R$ 30 mil cada) desenvolvidos na área de Patrimônio Cultural Brasileiro nas seguintes categorias:

1-Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material: referem-se às ações nas áreas de preservação de bens de natureza material, como paisagens culturais, cidades históricas, sítios arqueológicos, edificações e monumentos; e ainda as coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos, assim como ações relacionadas de comunicação, difusão e educação.

2-Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial: referem-se às ações nas áreas de salvaguarda de práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; ritos e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade e do entretenimento; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares que abrigam práticas culturais coletivas. Ainda, coleções e acervos associados a estas manifestações culturais, assim como ações de comunicação, difusão e educação relacionadas.

Podem participar da competição Entidades Governamentais; Empresas e Fundações Privadas; Outras Instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada; Pessoas Físicas e representantes de grupos ou coletivos.

As inscrições devem ser efetuadas até 17 de maio, na Superintendência do Iphan localizada em cada Estado. O resultado será divulgado dia 20 de agosto no portal da Iphan.

Para mais informações acesse o portal do MinC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: