Inscrições abertas para Encceja Nacional 2018

16/04/2018 - 14h54 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) abriu nesta segunda-feira (16) o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018. 

Os candidatos que desejam obter Certificado do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio por meio do Encceja podem efetuar as inscrições até às 23h59 (horário de Brasília) de 2017 de abril de 2018 na página do Exame.

O prazo para solicitação de atendimento por nome social ocorrerá entre 30 de abril e 04 de maio na página do Exame.

As provas do Encceja Nacional serão aplicadas dia 05 de agosto em todas as unidades de federação. O Encceja Exterior será realizado dia 16 de setembro. Os exames direcionados às Pessoas Privadas de Liberdade - Encceja PPL e Encceja Exterior PPL estão previstos para o mês de setembro.

As inscrições para o Encceja são gratuitas, no entanto, a partir desta edição o candidato que não comparecer na data de prova deverá justificar sua ausência junto ao INEP. O candidato que faltar e não justificar, terá que pagar uma taxa caso queira participar de futuras edições. A medida foi tomada para que seja evitado prejuízos nos cofres públicos. Em 2017 por exemplo, houve índice de abstenção de 60% dos inscritos.

O Encceja Nacional 2017 foi aplicado em 564 municípios de todo país. A edição registrou 1.573.862 inscritos, sendo que 1.272.279 foram para Certificação do Ensino Médio.

O Encceja Nacional é voltado aos candidatos residentes no Brasil que não concluíram os estudos na idade adequada e  desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

 

Para mais informações acesse a página do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: