Inscrições abertas para o ProUni 2021/1; edição oferece mais de 162 mil bolsas

12/01/2021 - 15h35 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) foram abertas nesta terça-feira (12). Os interessados podem se inscrever até às 23h59 de 15 de janeiro no portal do ProUni. Nesta edição são ofertadas no primeiro semestre de 2021, 162.022 bolsas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 bolsas parciais.

Segundo o MEC, os candidatos antes de se inscrever no portal do ProUni, devem realizar o cadastro no portal de serviços do governo federal. No caso de esquecimento da senha, basta solicitar a recuperação dos dados de acesso.

O MEC abriu na última quinta-feira (7) a consulta de vagas do ProUni 2021/1. No sistema, os candidatos podem acessar informações sobre as vagas por instituição, localidade, modalidade (presencial e a distância), curso, turno, e tipo de bolsa (50% ou 100%).

Os estados com maior oferta de vagas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Confira o número de bolsas por Unidade da Federação no portal do MEC.

O resultado da primeira chamada será anunciado em 19 de janeiro, e o da segunda chamada, dia 1 de fevereiro. Confira o cronograma completo no portal do ProUni.

De acordo com o Edital, apenas neste Processo Seletivo serão utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, visto que os resultados do Enem 2020 serão anunciados neste ano. No segundo semestre de 2021, o Processo Seletivo do ProUni será realizado após divulgação das notas do Enem 2020.

O documento também informa uma alteração no critério de preenchimento das vagas remanescentes, aquelas não ocupadas por estudantes convocados nas chamadas regulares. As vagas remanescentes agora, serão ocupadas por ordem de classificação conforme nota obtida no Exame a partir de 2010. O procedimento até o momento, era realizado por meio de ordem de inscrição do candidato.

Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado na Redação e obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas; ter realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, os candidatos também precisam se encaixar quanto às regras de renda familiar para obtenção da bolsa integral ou parcial.

O ProUni é um programa do MEC que oferta bolsas de estudos por meio de Instituições Privadas de Ensino Superior no país. As bolsas disponibilizadas são integrais (100%) e parciais (50%).

Para mais informações e orientações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: