Inscrições abertas para o SiSU do meio de ano

02/06/2014 - 08h18 - Por Thaís Ferraz





As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do meio do ano foram abertas nesta segunda-feira (2) e poderão ser realizadas até as 23h59 da quarta-feira (4). Os estudantes poderão fazer até duas opções de curso e não precisarão pagar a taxa de inscrição. Podem participar, neste processo seletivo, apenas estudantes que tenham realizado o Enem 2013 e que não tenham zerado a redação.

Clique aqui para realizar sua inscrição

No momento da inscrição, os estudantes deverão informar o número de inscrição e a senha utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Caso tenham esquecido os dados, os candidatos poderão recuperar seu acesso nesta página.

Após realizar o acesso, os estudantes deverão seguir os seguintes passos:

1) Confirmar/atualizar os dados;

2) Na tela “Minha inscrição”, indicar as opções de curso; para começar, o candidato deverá clicar em “fazer inscrição na 1ª opção".

3) Realizar a pesquisa de vagas (pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso)

4) Conhecer as vagas, analisando os detalhes dos cursos pesquisados, como a  quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas).

5) Clicar em “escolher este curso”

6) Indicar a modalidade

7) Confirmar os dados do curso escolhido, conferir a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula e clicar em “confirmar minha inscrição”.

A consulta de vagas ofertadas foi disponibilizada na quarta-feira (28), através da página do Sistema.Os candidatos poderão optar entre cursos de 66 instituições de ensino superior, sendo 32 universidades federais, 28 institutos federais e 6 universidades estaduais.  Ao todo, serão disponibilizadas 51.412 vagas, sendo 28.802 destinadas à ampla concorrência; 21.142 à concorrência por cotas e 1.468 à outras ações afirmativas do MEC.

As notas de corte dos cursos serão divulgadas durante o período de inscrições, possibilitando que os candidatos alterem suas escolhas, caso julguem necessário.

A primeira chamada do processo seletivo de meio de ano será divulgada no dia 6 de junho. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. A segunda chamada e a inscrição na lista de espera estão programadas para o dia 24 de junho.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Mais informações na página do SiSU.