A Procuradoria da Mulher e Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados juntamente com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e em parceria com o Banco Mundial abriram as inscrições para o V Concurso de Fotografia.
A edição deste ano é voltada para a Lei Maria da Penha com o tema: "O empoderamento da mulher e a superação da violência". O propósito é homenagear o aniversário de 10 anos da Lei 11.340/06 criada para combater à violência contra mulher no país.
A disputa busca estimular o senso artístico e crítico dos jovens e adultos, e através da expressão fotográfica, representar a força da Lei Maria da Penha por uma sociedade mais justa.
O concurso é dividido em duas categorias: Fotógrafos adultos (profissionais ou não), a partir de 18 anos; Fotógrafos Jovens com idade entre 14 e 17 anos. Os interessados poderão se inscrever pelo site até o dia 10 de dezembro de 2016.
Na primeira etapa serão selecionados os 40 melhores trabalhos que serão publicados no site do concurso dia 20 de dezembro. Na segunda e última etapa, a classificação das fotos será definida pelo público, ou seja, por maior número de "curtidas" no Facebook do concurso. Neste caso, o autor da obra por meio de recursos próprios, poderá pedir incentivo e apoio.
Vencerão as três fotografias mais curtidas de cada categoria. Os catorze trabalhos mais votados também serão homenageados.
Os vencedores do concurso participarão da cerimônia de premiação que será realizada no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, dia 8 de março de 2017. Os contemplados receberão troféus ou certificados de menção honrosa e terão suas fotografias publicadas em livro (português e espanhol) que será distribuído em 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil, além de organismos internacionais.
Os trabalhos também serão expostos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Banco Mundial entre outros. Confira o regulamento do concurso para obter mais informações.