Inscrições abertas para o VII Prêmio Culturas Populares

01/08/2019 - 18h49 - Por Karoline Figueiredo

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania está com as inscrições abertas para o VII Prêmio Culturas Populares. Os interessados podem participar nas categorias Mestres e Mestras; Grupos/Comunidades; Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos; ou Herdeiros de Mestres já falecidos.

O regulamento e demais informações estão disponíveis na página do Prêmio. As inscrições podem ser efetuadas pelo site ou via postal até 16 de agosto.

Serão selecionadas 250 iniciativas culturais como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, entre outras atividades desenvolvidas. Os vencedores receberão R$ 20 mil cada. Na edição anterior, a competição premiou 500 iniciativas.

Em cada edição, o Prêmio Culturas Populares homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Neste ano, o homenageado será o cantor, compositor e ator Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha (nascido em 1.927 e falecido em 1.985). O artista escreveu mais de 700 canções e tornou-se ícone da cultura popular do Rio Grande do Sul.

No ano passado, a prestigiada foi Selma do Coco. A pernambucana chamada Selma Ferreira da Silva, ficou conhecida por consolidar o ritmo do coco (típico do Nordeste). Gravou 3 CDs, participou de festivais nos Estados Unidos e Europa, além de receber o Prêmio da Música Brasileira.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil.

Acesse o portal da Secretaria Especial da Cultura.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: