Inscrições da segunda etapa do Revalida 2020 encerram hoje (4)

04/06/2021 - 15h34 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até esta sexta-feira (4), as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos pelas Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2020). 

Podem participar da segunda etapa, somente candidatos aprovados na primeira. As inscrições devem ser efetuadas até às 23h59 no Sistema Revalida. O valor da da taxa de inscrição é R$ 3.330 e pode ser quitada até dia 9 de julho.

A segunda etapa consiste em provas práticas de habilidades clínicas. As avaliações serão aplicadas nos dias 10 e 11 de julho, em 13 cidades brasileiras. O candidato que reprovar na segunda etapa, poderá participar do próximo processo seletivo se inscrevendo somente nesta em que reprovou. Nos seletivos anteriores, era necessário realizar todo o processo desde o início.

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abrangem as cinco grandes áreas da Medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (coletiva).

O Revalida avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil. O exame subsidia o reconhecimento pelas universidades parceiras, dos diplomas dos médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Revalida é direcionado tanto aos profissionais brasileiros quanto estrangeiros.

Para participar do exame é necessário apresentar diploma de graduação em Medicina, expedido por Instituição Estrangeira de Ensino Superior reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: