Inscrições do 9º Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça encerram amanhã

26/09/2019 - 14h38 - Por Karoline Figueiredo

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Ministério da Cidadania, recebe até amanhã (27 de setembro), as inscrições para o 9º Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça.

O Objetivo é incentivar produções artísticas destinadas ao acervo de instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos; estimular a difusão e a criação das artes visuais e permitir a acessibilidade aos bens culturais e o compromisso com a formação de público.

As inscrições devem ser efetuadas por meio de preenchimento de formulário e encaminhamento via Correios. Confira todas as orientações de envio e demais informações sobre a competição no Edital.

Serão selecionados três projetos que receberão os seguintes valores em premiação: I ) R$ 30 mil; II ) R$ 60 mil; e III) 100 mil.

Sobre Marcantonio Vilaça: foi um advogado que atuou de forma significante nas Artes Visuais entre 1.980 e 1,990. Ele dirigiu a revista de Arte "Galeria"; fundou com sua irmã Taciana Cecília Vilaça Bezerra a Galeria "Basárgada Arte Contemporâne", causando um movimento em sua cidade natal, Recife (PE); e inaugurou com Karla Ferraz de Camargo, a Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo (SP), que foi considerada como referência para Arte Brasileira nos anos 1990.

Marcantonio também levou a Arte Contemporânea Brasileira ao exterior, divulgando obras e artistas, além de promover a exposição de artistas internacionais no Brasil. Vilaça faleceu aos 37 anos, em 1 de janeiro de 2000. Recebeu a homenagem com a criação de dois prêmios de incentivo à produção artística com seu nome, regulamentado por lei federal.

Para mais informações acesse as páginas da Funarte e do Ministério da Cidadania.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: