Inscrições do Encceja Exterior 2018 encerram hoje

09/07/2018 - 15h02 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) encerra nesta segunda-feira (9) o prazo de inscrições do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018.

O exame é direcionado às pessoas que residem fora do Brasil e não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade apropriada. Os interessados devem se cadastrar no portal do INEP. As inscrições são gratuitas.

Candidatos sob Pena Privativa de Liberdade (PPL) também podem participar, neste caso, as candidaturas dos mesmos são responsabilidade do Consulado-Geral do Brasil nos países de aplicação.

As provas do Encceja Exterior Regular serão aplicadas em 16 de setembro de 2018 nos seguintes países: Bélgica (Bruxelas), Espanha (Barcelona e Madri), Estados Unidos (Boston, Nova York e Miami); França (Paris), Guiana Francesa (Caiena), Holanda (Roterdã), Itália (Roma), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio), Portugal (Lisboa), Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

O Encceja Exterior PPL acontecerá entre os dias 17 e 28 de setembro, em unidades prisionais do Japão (Tóqui), Guiana Francesa (Caiena) e Turquia (Stambul).

O INEP disponibiliza materiais de estudos gratuitos como apostilas, provas de edições anteriores e explicações de professores. Os consulados também oferecem cursos preparatórios.

Acesse o Edital, as outras modalidades de Encceja e demais informações na página do INEP e MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: