Inscrições do Encceja Nacional 2020 encerram sexta-feira (22)

20/01/2021 - 13h08 - Por Karoline Figueiredo

Os interessados em tentar obter Certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, podem se inscrever até 22 de janeiro de 2021 no portal.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Os candidatos devem primeiramente, realizar o cadastro nesta página, acessando o item "Entrar". Confira o Edital sobre todas as informações do processo seletivo.

As provas voltadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio acontecem dia 25 de abril de 2021, em todos os Estados e Distrito Federal.

O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Os candidatos puderam justificar ausência na edição de 2019 junto ao Inep, entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. O procedimento era obrigatório caso o candidato desejasse participar da edição de 2020. A falta de justificativa, ou reprovação da mesma, implicou no pagamento de R$ 40,00. Segundo o Inep, a Guia de Recolhimento da União (GRU) estará disponível e pode ser paga até 27 de janeiro.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: