Inscrições do Enem 2014 se encerram com mais de 9 milhões de candidatos

24/05/2014 - 16h28 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na sexta-feira (23), o número final de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2014. Neste ano, 9,519,827 pessoas se registraram para realizar o exame - 21,8% a mais do que no ano passado, que contou com a adesão de 7.834.017 candidatos.

O edital do Enem 2014, que inclui as datas mais importantes do calendário do exame, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 9 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os candidatos deverão responder à 45 questões de ciências humanas e da natureza; no segundo, serão aplicadas 45 questões de linguagens e matemática. Os estudantes também deverão produzir uma redação. As provas começarão às 13h, no horário de Brasília.

Duas novidades da edição de 2014 já foram anunciadas. No campo social, candidatos e candidatas travestis ou transexuais poderão usar o nome social para fazer o Enem. A solicitação deverá ser feita ao Inep por telefone, durante o prazo de inscrição. Além disso, foi anunciada uma novidade técnica: a criação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação dos processos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem como objetivo melhorar a gestão das atividades do exame ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI) e aperfeiçoar o sistema integrado de monitoramento dos processos desta edição.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: