Inscrições do "Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica" seguem abertas até abril

23/03/2019 - 17h16 - Por Karoline Figueiredo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com as inscrições abertas para a 39ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. 

A categoria selecionada para este ano é "Pesquisador ou Escritor". Na competição de 2018 foi escolhido "Instituição e Veículo de Comunicação".

Podem concorrer ao Prêmio pesquisadores e escritores que tenham contribuído socialmente na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. A inscrição pode ser realizada pelo próprio candidato ou por indicação de dirigentes de entidades públicas e privadas.

Os interessados devem se inscrever no portal do Prêmio até 22 de abril de 2019. Ao efetuar o cadastro, o candidato precisa enviar Currículo Lattes atualizado; justificativa que evidencie a contribuição para a popularização científica; e portfólio.

A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq e composta por 6 membros. Destes jurados, 3 são indicados pelo CNPq e os outros 3 pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O vencedor receberá como premiação R$ 20 mil; diploma; e viagem (com passagens e hospedagem pagas) para participar da 71ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá no mês de julho, em Campo Grande (MS).

O objetivo do Prêmio José Reis de Divulgação Científica é revelar e reconhecer talentos que contribuem para divulgação científica no Brasil. Foi criado em 1978 e recebeu esse nome em homenagem ao médico, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no país. José Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); criador da revista Ciência e Cultura; trabalhou durante 55 anos no Jornal Folha de São Paulo, entre outros.

OBS: O prêmio poderá ser concedido ao mesmo contemplado de edições anteriores, somente após 10 anos, contados a partir da data da entrega do prêmio.

Acesse o Regulamento e portal do CNPq.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: