Inscrições do Revalida 2021 encerram esta semana

07/06/2021 - 19h17 - Por Karoline Figueiredo

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021, encerra na próxima sexta-feira (11) o período de inscrições.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital do Revalida 2021 referente a primeira etapa no início do mês de maio. O documento informa todos os procedimentos do processo seletivo e o cronograma completo da edição.

Os interessados devem se inscrever no sistema Revalida. As provas serão aplicadas dia 05 de setembro nas seguintes capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a cidade de sua escolha para realização do exame.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática): na primeira fase, as avaliações são compostas por 100 questões objetivas de múltipla escolha e 5 questões discursivas; na segunda fase participam apenas os aprovados na primeira, que realizam testes práticos em clínicas médicas. Os participantes que reprovarem na segunda fase, poderão refazer o procedimento por mais duas vezes.

O exame avalia o grau de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível similar ao exigido dos médicos formados no Brasil. O exame subsidia o reconhecimento pelas universidades parceiras, dos diplomas dos médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Revalida é direcionado tanto aos profissionais brasileiros quanto estrangeiros.

Para participar do exame é necessário apresentar diploma de graduação em Medicina, expedido por Instituição Estrangeira de Ensino Superior reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: