Inscrições do SISU começam amanhã; vagas já podem ser consultadas no sistema

06/07/2020 - 12h38 - Por Karoline Figueiredo

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) inicia terça-feira (7), o período de inscrições para o segundo semestre de 2020. Os interessados em participar do processo seletivo desta edição, já podem consultar as instituições, os locais e os cursos que serão ofertados no portal do SISU.

Podem participar do SISU, candidatos que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou seja, em 2019. A nota da Redação deve ser maior que zero, além disso, candidatos treineiros não podem se inscrever.

As inscrições seguirão abertas até 10 de julho. De acordo com o MEC, o sistema calculará diariamente a nota de corte, que significa, a menor nota para que o candidato possa concorrer à vaga.

As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no acompanhamento da inscrição, o processo não garante a vaga ofertada.

O site e o aplicativo do SISU permitem que os candidatos tenham acesso ao andamento do processo seletivo, como as classificações parciais, os resultados e as listas de aprovados.

O SISU é um programa do Governo Federal criado pelo Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza vagas em Instituições Públicas para candidatos que realizam o ENEM.

Para mais informações acesse o portal do MEC.