Inscrições para 13ª OBMEP terminam esta semana; competição é direcionada para Escolas Públicas e Privadas de todo país

27/03/2017 - 13h52 - Por Karoline Figueiredo

13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerra as inscrições nesta sexta-feira (31). Podem participar da competição, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil. As Instituições devem inscrever seus alunos no portal da OBMEP. Neste edição, a competição inovou ao abranger a oportunidade para alunos das Escolas Particulares.

A OBMEP considerada a maior olimpíada estudantil do mundo, acontece anualmente com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e neste ano, será integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A expectativa é que o número de participantes aumente ainda mais. Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos.

A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira será realizada dia 06 de junho por meio de provas objetivas aplicadas na própria instituição de ensino. Os estudantes que se classificarem para a segunda etapa farão as provas com questões dissertativas, na qual deverão expor os cálculos. A segunda parte da disputa acontecerá dia 16 de setembro. O resultado final será divulgado dia 22 de novembro na página da OBMEP. Também estão disponíveis na página da OBPM, materiais didáticos para auxiliar na preparação para as provas. As informações sobre a premiação estão disponíveis no Regulamento.

As Escolas serão responsáveis por corrigir os exames dos estudantes participantes do concurso na primeira fase. Na segunda fase as provas serão corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP):

É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que acontece desde 2005. O objetivo é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nessa área. Conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

Leia atentamente o Regulamento para obter todas as informações.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: