Inscrições para 38º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica encerram segunda-feira

14/04/2018 - 09h02 - Por Karoline Figueiredo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) encerra na próxima segunda-feira (16) o prazo de inscrições para a 38ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A categoria selecionada em 2018 foi "Instituição e Veículo de Comunicação".

Podem concorrer ao Prêmio Instituições (culturais, de ensino e/ou de pesquisa, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais e não governamentais) e Veículos de Comunicação que tenham contribuído socialmente na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições encerram dia 16 de abril e devem ser efetuadas na página do Prêmio.

No ano passado, a categoria foi "Jornalista em Ciência e Tecnologia" e o vencedor foi o repórter do jornal Folha de São Paulo, Reinaldo José Lopes.

Na - 36ª edição, o Prêmio foi concedido para a categoria "Pesquisador e Escritor", e na 35ª edição, a disputa foi para modalidade "Instituição e Veículo de comunicação".

O objetivo do Prêmio José Reis de Divulgação Científica é revelar e reconhecer talentos que contribuem para divulgação científica no Brasil. Foi criado em 1978 e recebeu esse nome em homenagem ao médico, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no país. José Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); criador da revista Ciência e Cultura; trabalhou durante 55 anos no Jornal Folha de São Paulo, entre outros.

A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq e composta por 6 membros. Destes jurados, 3 são indicados pelo CNPq e os outros 3 pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

OBS: O prêmio poderá ser concedido ao mesmo contemplado de edições anteriores, somente após 10 anos, contados a partir da data da entrega do prêmio.

Acesse o Regulamento.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: