Inscrições para bolsas integrais de pós-graduação em Matemática na África encerram hoje

31/03/2021 - 15h46 - Por Karoline Figueiredo

O African Institute of Mathematical Sciences (AIMS) termina nesta quarta-feira (31), o período de inscrições do Programa de Mestrado em Ciências Matemáticas. O programa oferece bolsas integrais e os interessados devem se candidatar no portal AIMS.

Os candidatos selecionados terão todas as despesas pagas, entre elas, taxas de anuidade do curso, valores para custear despesas de viagem, acomodação e alimentação.

O curso de Mestrado possui duração de 18 meses e é dividido em três etapas. Na primeira, os estudantes aprendem um conjunto de técnicas de resolução de problemas, como análise de dados e modelagem matemática. Na segunda, as técnicas são aplicadas em diversas áreas de investigação. Na terceira, os alunos desenvolvem um projeto de pesquisa com supervisão de um especialista da área.

O AIMS possui unidades na África do Sul e nos centros de Camarões, Gana, Ruanda e Senegal. No ato da inscrição, o candidato pode optar por qual localidade deseja realizar os estudos.

Para participar do processo seletivo é necessário ter concluído (ou estar concluindo) curso de graduação de quatro anos na área de Matemática. Outros cursos nas áreas de Ciências ou Engenharias também são elegíveis, no entanto, a grade curricular deve conter "componente matemático significativo". Os concorrentes também precisam enviar o histórico acadêmico e comprovar habilidades de "matemática, liderança e serviço comunitário".

Os participantes podem escolher estudar no idioma inglês ou francês. Não é necessário enviar testes que comprovem proficiência na língua, como TOEFL, no entanto, é necessário saber o idioma. Duas cartas de recomendações também devem ser enviadas.

Para mais informações acesse as páginas do Programa e da Fundação Estudar Fora.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: