Inscrições para o Cursinho Popular Zilda Arns terminam amanhã

27/12/2021 - 10h57 - Por InfoEscola

O Cursinho Popular Zilda Arns é um cursinho pré-vestibular popular totalmente gratuito voltado para o ENEM e os grandes vestibulares do estado de SP. O objetivo do cursinho é proporcionar educação de qualidade a pessoas de baixa renda oriundas de escolas públicas de Campinas e das cidades vizinhas e facilitar seu ingresso à universidade.

O Zilda, como chamamos o cursinho, conta com mais de 100 voluntários de diversos cursos da UNICAMP e com uma parceria com o Sistema de Ensino Poliedro. Graças a essa parceria, nossos alunos ganham o material didático do Poliedro gratuitamente e podem realizar simulados do Poliedro aos finais de semana e até mesmo participar da revisão de fim de ano do Poliedro. Temos também parceria com a Fundação Patronos, que nos auxilia financeiramente.

O cursinho é sediado na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, de endereço R. Tessália Vieira de Camargo, 126, na Cidade Universitária Zeferino Vaz. Em condições normais, as aulas aconteciam de segunda à sexta das 19:00 às 23:00, havendo também plantões de dúvida das 18:20 às 19:00. Oferecíamos também simulados e eventuais aulas extras aos sábados, além de eventos de confraternização, passeios culturais e debates. Desde março de 2020, devido ao contexto de pandemia, nós tivemos que converter todas as aulas ao ensino à distância. Para isso, nossos professores ministraram todas as aulas ao vivo por videoconferência com os alunos (GoogleMeet) em horários fixos das 19h00 às 23h00 de segunda à sexta e postam o material das aulas em nossa sala de aula virtual (Google Classroom). Disponibilizamos também uma grande equipe de plantonistas voluntários para responderem dúvidas dos alunos online em curto prazo, realizamos feiras de profissões online, simulados e palestras.

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Nosso público-alvo são pessoas de baixa renda de Campinas e região que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa. Atualmente, nós oferecemos 80 vagas por ano. A fim de realizar uma seleção adequada de candidatos nesse perfil, nosso processo seletivo esse ano contará com duas fases: a primeira, composta por avaliação socioeconômica do candidato e por uma prova teórica presencial; e a segunda, composta por uma entrevista individual com o candidato. A perspectiva para 2022 é a de início do ano letivo em ensino à distância, mas retorno ao modelo presencial de ensino ainda no primeiro semestre.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2021 pelo site https://www.cursinhozilda.com ou diretamente em https://www.eventbrite.com.br/e/inscricoes-processo-seletivo-2022-cursinho-popular-zilda-arns-unicamp-tickets-202487263857.

Datas importantes:

  • 28/12/2021: Fim das inscrições.
  • 08/01/2022: Prova teórica presencial.
  • 10/01/2022: Divulgação da lista de alunes aprovades na primeira fase
  • 17/01/2022 a 04/02/2022: Realização das entrevistas individuais.
  • 07/02/2022: Divulgação des 80 candidates aprovades em 1ª chamada.

Quaisquer dúvidas que os candidatos tiverem, podem mandar email para [email protected].

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: