Inscrições para o ENCCEJA terminam amanhã

17/08/2017 - 16h10 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) termina amanhã (18) o prazo de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA Nacional), destinado aos estudantes residentes no Brasil que desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

As inscrições devem ser efetuadas no portal do INEP até às 23h59min. Para realizar o ENCCEJA com o objetivo de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

As provas serão aplicadas dia 22 de outubro de 2017, em todas as unidades da federação. Os candidatos que já possuem declaração parcial de proficiência, não precisam repetir as mesmas disciplinas na avaliação, no entanto, os mesmos deverão indicar as áreas que precisam para realizar o exame.

O ENCCEJA oferece atendimento especializado, específico e pelo nome social (para participante travesti ou transexual que desejar tratamento pela sua identidade de gênero). O atendimento pelo nome social deverá ser solicitado após o período de inscrições, entre os dias 21 e 25 de agosto.

O ENCCEJA NACIONAL PPL - voltado para privados de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas também poderão realizar o exame a partir de outro edital. O INEP publicará em breve o calendário de inscrições neste caso.

Para obter mais informações acesse o portal do MEC e do INEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: