Inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2021 encerram hoje (10)

10/06/2021 - 11h44 - Por Karoline Figueiredo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) encerra nesta quinta-feira (10), as inscrições para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. A ação reconhece profissionais e instituições que contribuem para a divulgação da ciência no país.

A categoria selecionada nesta edição é "Instituição e Veículo de Comunicação". No ano anterior, a modalidade foi "Jornalista em Ciência e Tecnologia".

Podem concorrer ao Prêmio veículos de comunicação coletivo e instituições de ensino e/ou pesquisa; centros e museus de ciência e tecnologia; órgãos governamentais; órgãos culturais; organizações não governamentais; e empresas públicas e privadas.

 Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no portal do Prêmio e encaminhar via Correios juntamente com o currículo atualizado na Plataforma Lattes, justificativa que evidencie a contribuição à divulgação e popularização científica, tecnológica, inovação e seus avanços; e trabalhos que comprovem sua atuação.

A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora, designada pelo presidente do CNPq e composta por 6 membros. Destes jurados, 3 são indicados pelo CNPq e os outros 3 pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O resultado será anunciado até 13 de agosto de 2021 no portal do Prêmio. O vencedor receberá troféu; diploma; e viagem (com passagens e hospedagem pagas) para participar da 73ª Reunião Anual da SBPC, prevista para outubro de 2021.

O objetivo do Prêmio José Reis de Divulgação Científica é revelar e reconhecer talentos que contribuem para divulgação científica no Brasil. Foi criado em 1978 e recebeu esse nome em homenagem ao médico, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no país. José Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); criador da revista Ciência e Cultura; trabalhou durante 55 anos no Jornal Folha de São Paulo, entre outros.

OBS: O prêmio poderá ser concedido ao mesmo contemplado de edições anteriores somente após 10 anos, contados a partir da data da entrega do prêmio.

Acesse o Regulamento e portal do CNPq.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: