Inscrições para o Sisutec começam na próxima segunda-feira

22/06/2015 - 08h52 - Por Thaís Ferraz





O Ministério da Educação (MEC) abrirá, na próxima segunda-feira (29), o período de inscrições para o Sisutec. O calendário do processo seletivo, que foi adiado duas vezes neste ano, pode ser conferido neste link.

As inscrições, que já haviam sido adiadas para o dia 5 de maio, serão realizadas no dia 29 de junho e encerradas no dia 3 de julho. A primeira chamada será divulgada no dia 7 de julho, com matrícula no dia seguinte. O resultado da segunda chamada será publicado no dia 14 de julho, e as matrículas deverão ser realizadas no dia 15. O período de inscrição online para concorrer às vagas remanescentes será entre os dias 20 de julho e 2 de agosto.

As vagas oferecidas pelo Sisutec são destinadas, prioritariamente, aos candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Estes candidatos concorreram à 85% das vagas oferecidas. Estudantes pretos, pardos ou indígenas também puderam optar pelo sistema de reserva de vagas, caso se candidatassem à institutos federais de educação, ciência e tecnologia e escolas técnicas vinculadas às universidades federais participantes do Sisutec.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações na página do Pronatec.