Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 são prorrogadas até 20 de maio

30/04/2021 - 14h42 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, foram prorrogadas até 20 de maio. A competição é promovida pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social) em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (ENPEC). 

Em 2008, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o programa foi ampliado para Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Podem participar do concurso professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino.

Os alunos deverão produzir sob o tema "O lugar onde vivo" uma das seguintes categorias: Poema; Memórias Literárias; Crônica; Documentário; ou Artigo de Opinião. O professor responsável pela turma, vai relatar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por seus alunos na produção do trabalho, elaborando o "Relato de prática". Acesse o Regulamento para conferir todas as orientações sobre a execução e registro dos projetos, o processo de seleção, o cronograma e demais regras.

Nesta edição, o concurso teve uma readaptação, em decorrência da pandemia por Covid-19. Assista o vídeo explicativo. O portal da Olimpíada também dispõe de materiais de apoio para professores, sobre cada categoria de trabalho.

O secretário (a) da Educação deve fazer o termo de adesão do município ou estado para participação das escolas. As inscrições da turma ficam sob responsabilidade dos professores. Ambos procedimentos devem ser efetuados no portal da Olimpíada até 20 de maio.