Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa terminam hoje

30/04/2014 - 14h20 - Por Thaís Ferraz

Professores interessados em inscrever estudantes na Olimpíada de Língua Portuguesa de 2014- Escrevendo o Futuro deverão acessar a página do evento e realizar seu cadastramento até o final desta quarta-feira (30). Poderão participar da competição estudantes de escolas públicas que estejam cursando do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Clique aqui para acessar a página da Olimpíada

O primeiro passo para a inscrição é a adesão da Secretaria de Educação do município ou do estado ao projeto. Após esta etapa, o professor deverá se cadastrar no portal da olimpíada, onde encontrará material didático de orientação e cursos de formação online.

Os professores deverão desenvolver, durante as aulas de língua portuguesa, oficinas de leitura e produção de textos. Os gêneros literários que deverão ser trabalhados variam de acordo com a série: alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental deverão produzir um poema; estudantes do 7º e 8º anos deverão trabalhar com memórias literárias; alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio deverão desenvolver uma crônica e estudantes do 2º e do 3º ano do ensino fundamental deverão redigir um artigo de opinião. Todos os participantes deverão abordar o tema “O lugar onde vivo”.

O prazo máximo para envio dos textos produzidos às comissões julgadoras é o dia 15 de agosto. A Olimpíada acontecerá durante todo o ano de 2014, através de várias etapas eliminatórias. A última fase da competição será realizada no mês de dezembro, em Brasília, quando os 20 vencedores nacionais serão divulgados. Os prêmios são medalhas de ouro, um notebook e uma impressora para os estudantes e um laboratório de informática para a escola.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A competição tem caráter bienal: em anos pares, realiza um concurso de produção de textos; nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Mais informações no Portal da Olimpíada.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: