Inscrições para vagas remanescentes do FIES abrem na próxima segunda-feira (26)

23/10/2020 - 17h17 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) iniciam na próxima segunda-feira (26) a partir das 7 horas, no portal do FIES.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no início de outubro no Diário Oficial da União (DOU), o Edital contendo informações sobre o novo cronograma de vagas remanescentes do FIES.

De acordo com o MEC, as inscrições foram prorrogadas para que todos os candidatos pudessem participar, visto que, o sistema eletrônico apresentava instabilidade.

O programa está disponibilizando 50 mil vagas, distribuídas em instituições privadas de ensino superior de todo país. Os interessados deverão realizar as inscrições e acompanhar o processo no portal do FIES.

Nos primeiros dois dias (26 e 27) a oferta é exclusiva para os cursos de áreas prioritárias, ou seja, nas áreas de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.

Segundo o novo Edital, candidatos não matriculados em instituições de ensino superior poderão efetuar as  inscrições até 03 de novembro. Candidatos já matriculados poderão se inscrever até 27 de novembro.

As vagas remanescentes são aquelas não ocupadas pelos candidatos nos seletivos regulares. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por até três cursos diferentes, concorrendo apenas uma vaga.

Segundo o MEC, diferente do Processo Seletivo regular, o Processo Seletivo remanescente é preenchido por ordem de inscrição do participante.

Para participar da seleção é necessário ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); não ter zerado na Redação; e ter obtido no mínimo 450 pontos nas média geral das provas.

O Fies é um programa do MEC, criado em 2001 por meio da Lei 10.260, com o objetivo de conceder financiamento aos estudantes de graduação em instituições privadas.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: