Inscrições para vagas remanescentes do ProUni 2021/1 iniciam na próxima segunda-feira (3)

28/04/2021 - 16h48 - Por Karoline Figueiredo

Os participantes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021 não convocados nas chamadas regulares do primeiro semestre, poderão se inscrever em vagas remanescentes, aquelas não ocupadas por candidatos durante as chamadas. O período de inscrição ocorrerá entre os dias 3 e 4 de maio. Os resultados serão anunciados dia 7 de maio.

A Portaria nº22, publicada pelo Ministério da Educação MEC) no Diário Oficial da União (DOU), formalizou novo critério de preenchimento das vagas remanescentes. As bolsas remanescentes a partir desta edição de 2021, serão ocupadas por ordem de classificação conforme nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O procedimento até o momento, era realizado por meio de ordem de inscrição do candidato.

Nesta edição de 2021, o programa já realizou as chamadas regulares e a convocação da Lista de Espera. O Processo Seletivo utilizou as notas do Enem 2019, visto que os resultados do Enem 2020 foram informados posteriormente. No segundo semestre de 2021, o Processo Seletivo do ProUni será realizado por meio das notas do Enem 2020.

O programa ofertou nesta edição 162.022 bolsas (76.855 integrais e 85.167 parciais), destinadas ao primeiro semestre do ano letivo de 2021. Os dez cursos com maior número de inscrições foram Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Odontologia e Ciências Contábeis, respectivamente.

Para concorrer às vagas é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado na Redação e obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas; ter realizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, os candidatos também precisam se encaixar quanto às regras de renda familiar para obtenção da bolsa integral ou parcial.

O ProUni é um programa do MEC que oferta bolsas de estudos por meio de Instituições Privadas de Ensino Superior no país. As bolsas disponibilizadas são integrais (100%) e parciais (50%).

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: