Instituições devem verificar dados do Censo da Educação Superior até 26 de junho

22/06/2020 - 16h15 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou que as Instituições Públicas e Privadas de Educação Superior, têm até sexta-feira (26) para conferir os dados declarados no Censo da Educação Superior 2019.

O procedimento deve ser efetuado pelo responsável institucional. O INEP abriu dia 8 de junho, o prazo para verificação, alteração, validação e justificativa de inconsistência, referentes aos dados coletados.

Os prazos foram estendidos em decorrência da pandemia pela Covid-19. O cronograma atualizado com a prorrogação do prazo do Censo Superior 2019 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 24 de abril.

"Um bom sistema de informação ajuda os governos e a sociedade a buscar soluções para os problemas revelados pelas evidências empíricas. Esta constatação ganha ainda mais relevo em uma emergência como a que vivemos. Precisamos de informações relevantes e fidedignas para orientar as políticas para o período pós-pandemia. O Censo será uma fonte de dados vital para o sucesso dessas políticas", declarou o diretor de Estatísticas Educacionais do INEP, Carlos Eduardo Moreno.

O Censo é realizado pelo INEP e serve para obter informações detalhadas sobre as Instituições de Ensino Superior, cursos de graduação presencial e à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, estudantes ingressantes e concluintes, corpo docente e organização acadêmica e administrativa. O Censo é a pesquisa mais completa efetuada no Brasil e o objetivo é oferecer aos gestores educacionais, à comunidade acadêmica e a sociedade a transparência no trabalho deste setor, além da busca pela melhoria e qualidade de ensino.

Para mais informações acesse o portal do INEP.