Instituto de Pesquisa Biomédica do Qatar da Universidade Hamad Bin Khalifa forma nova parceria com o Instituto de Células-Tronco de Harvard

08/10/2018 - 17h01 - Por PRNewswire

Nova parceria vai impulsionar o primeiro programa de terapia celular da região para combater o diabetes





DOHA, Qatar, 8 de outubro de 2018 /PRNewswire/ -- O Instituto de Pesquisa Biomédica do Qatar (QBRI), um importante instituto de pesquisa da Universidade Hamad Bin Khalifa (HBKU), assinou um acordo colaborativo de pesquisa e treinamento com o Instituto de Células-Tronco de Harvard (HSCI) em Boston, EUA. A iniciativa de cinco anos inclui treinamento técnico e pesquisa em biologia de células-tronco, que são essenciais para descobrir tratamentos viáveis para o diabetes.

A prevalência de diabetes tipo 1 e 2 é um desafio global cada vez maior para a saúde. Recentes avanços na pesquisa com células-tronco, lideradas por cientistas do HSCI, devem ajudar pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 a tratar sua condição, produzindo novas células produtoras de insulina. Esses avanços podem ser ampliados para abordar muitas doenças que têm um grande impacto na sociedade.

Nesta nova colaboração, os cientistas do QBRI trabalharão de perto com os pesquisadores do HSCI para trocar conhecimento e melhores práticas, a fim de acelerar a tradução das descobertas em aplicações clínicas. Além de construir capacidade científica na região, a parceria apoiará pesquisas inovadoras na biologia de células-tronco. Testes clínicos que surgem desses esforços serão realizados em colaboração com os principais investidores do QBRI, incluindo a Hamad Medical Corporation, com sede em Qatar, e a Sidra Medicine.

"Esta parceria com o HSCI é mais um passo em direção ao nosso objetivo principal de realizar pesquisas que tenham impacto tangível e significativo na comunidade em geral. A inovação e a visão empreendedora estão no centro das atividades do QBRI. Essa parceria com os principais pesquisadores de células-tronco em Harvard é um passo crucial para estimular o progresso em direção à nossa visão estratégica, que é resolver alguns dos desafios críticos enfrentados pelo Qatar e pela região. Graças a este acordo, pesquisadores recém-recrutados no QBRI participarão de pesquisas inovadoras dentro da maior rede colaborativa de pesquisadores de células-tronco do mundo", disse o Dr. Omar El Agnaf, diretor executivo interino do QBRI.

O HSCI - uma rede de 1.000 cientistas da Universidade de Harvard e seus oito hospitais afiliados - é um dos maiores impulsionadores da pesquisa em biologia de células-tronco e medicina regenerativa. É uma parceria importante para realizar o plano estratégico do QBRI de desenvolver o primeiro programa de terapia celular na região.

Brock Reeve, diretor-executivo do HSCI, disse: "O Qatar tem sido proativo na construção da capacidade científica no Oriente Médio, e seu foco atual na biologia de células-tronco mostra seu compromisso de apoiar o progresso da medicina personalizada. A parceria com o QBRI nos permite compartilhar conhecimento e experiência de forma eficiente através de treinamento avançado e conduzir pesquisas significativas com foco na tradução. Estamos realmente ansiosos para trabalhar em conjunto e ver quais novas oportunidades de descoberta surgirão."

O QBRI quer abordar os principais desafios de saúde a longo prazo, apoiando a pesquisa científica nas bases moleculares de várias doenças e a pesquisa biomédica que busca traduzir essas ideias em soluções para diabetes, distúrbios neurológicos e câncer. A parceria com o HSCI facilitará o progresso nessas áreas.

A pesquisa é parte integrante da missão da HBKU de ajudar a construir capacidades de alto nível no Qatar. Essa nova parceria permite que a universidade aproveite ativamente as sinergias com organizações locais e internacionais para promover um ecossistema de educação de primeiro nível que promova a descoberta científica e beneficie a humanidade.

Sobre a Universidade Hamad Bin Khalifa
Inovando Hoje, Moldando o Amanhã

Para mais informações sobre a HBKU, visite http://www.hbku.edu.qa

Sobre o Instituto de Células-Tronco de Harvard  

Para mais informações sobre o HSCI, visite: hsci.harvard.edu  

Contato: Sylvana Georgie, [email protected], +974-70218268

(Foto: https://mma.prnewswire.com/media/765535/QBRI_HBKU_Agreement.jpg)

FONTE HBKU

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: