Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) disponibiliza Biblioteca Digital com materiais em Libras e Português para e sobre educação de surdos

24/06/2021 - 18h37 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) por meio do Núcleo de Educação Online (NEO), desenvolveu o Repositório Digital Huet - Biblioteca Digital com materiais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português, para e sobre a Educação de Surdos.

O Repositório reúne diversos materiais, elaborados por profissionais surdos e ouvintes de diversas formações e setores do INES e de outras instituições. Entre os materiais estão os livros, animações, documentos manuscritos e trabalhos apresentados em congressos.

O propósito do INES com a iniciativa é ofertar aos usuários um ambiente de busca unificada de informações, que estavam dispersas em várias instituições. A Biblioteca Digital atua reunindo, armazenando, organizando e preservando materiais específicos para a educação de surdos.

A Biblioteca é composta por quatro comunidades:

  • Arquivo Histórico, composto por um acervo histórico externo e um acervo histórico do INES;
  • Áreas do Conhecimento, compostas por seis áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicada, Linguística, Letras e Artes;
  • Diversão e Lazer, composta pelas seguintes categorias: Esportes, Humor, Infantil e produções Culturais;
  • Jornalismo, composto por documentários, jornais e reportagens.

Para mais informações acesse a Biblioteca Digital e o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: