IV Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica (RJ) acontece até sexta-feira

18/05/2016 - 17h20 - Por Karoline Figueiredo

O IV Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica (Ecob-RJ) iniciou ontem (17) e vai até sexta-feira (20) no Teatro Municipal Trianon - Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. O tema deste ano é "Água e Clima: o olhar dos Comitês de Bacia sobre as mudanças climáticas".

O evento é gratuito e reúne Instituições de Pesquisa, Organizações da Sociedade Civil e Poder Público, estudantes da área ambiental e o público em geral. Durante a programação são debatidos assuntos ligados à gestão dos recursos hídricos. O objetivo é promover diálogos que resultem em alternativas e soluções para a crise hídrica.

"O Ecob é um evento muito importante porque reúne todos os comitês para discutir os problemas enfrentados - como qualidade e quantidade de água e preservação de nascentes - e os pontos em comum entre os comitês de forma que possamos estreitar os laços", esclarece o diretor do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes de Siqueira. O diretor também ressalta a importância do envolvimento dos estudantes nestas questões, incentivando-os para preservação de água e a melhoria de sua qualidade.

Um exemplo de problema que está sendo enfrentado é a Bacia do Rio Paraíba do Sul. O rio percorre 1.150km, nascendo em São Paulo, passando por Minas Gerais até desabar em São João da Barra (RJ). Atualmente o rio sofre com a escassez de água; poluição por esgoto, despejos industriais, minerais, e de agrotóxicos entre outras situações comprometedoras.

Interessados em participar devem efetuar as inscrições (gratuitas) pelo site. Confira a programação completa. O encontro é organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográfica.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: